sábado, 4 de julho de 2009

Torneio Terras do Grande Lago 2009 CEPA



3ª e 4ª Provas 27 e 28 Junho 2009

Mais Campinho

1ª Manga

1º Lugar - Estevão Ribeiro/Estevão Miguel
2º Lugar - Ildeberto Martins/António Carreiro
3º Lugar - Francisco Barbara/ Pedro Alves
4º Lugar - Paulo Vales/ Pedro Rodrigues
5º Lugar - Bruno Nazareth/ João Neves

2ªManga

1º Lugar - Fernando Pereira/ Francisco Fole
2º Lugar - Francisco Barbara/ Pedro Alves
3º Lugar - Bruno Nazareth/ João Neves
4º Lugar - Alexandre Nunes/Mário Encarnado
5º Lugar - José Fazenda/ João Fazenda


Decorreu mais uma Etapa do torneio ao achigã, organizada pelo CEPA, como não podia deixar de ser, mais uma vez no Campinho, este ano bastante suegeneris, até agora todas as Provas têm decorrido na Aldeia Ribeirinha do Campinho-Reguengos de Monsaraz.
Foi um Fim de Semana bastante complicado em termos de pesca, principalmente no 1º dia, com bastante dificuldade, conseguimos capturar um exemplar, já no final do tempo limite de pesca.
No entanto o 2ºdia viria a ser motivo de alegria , apesar dos casos insólitos ocorridos.
Perto do inicio da Prova aconteceu algo que recordaremos durante muito tempo; o Maior Exemplar da Prova, capturado pelo Fernando , seria motivo de alguma angustia e ansiedade, mas ao mesmo tempo, muita satisfação e inicio de uma jornada que nos faria Campeões nesse dia de Domingo 28 junho2009 com apenas três peixes á pesagem.
_ Ao ser ferrado, o peixe dá um salto fora de água com cerca de um metro fora de água, logo de seguida deixa-se de sentir o peixe, mas a amostra prende em algo, porventura alguma estrutura, logo o Fernando diz , já escapou, no entanto a seguir a alguns puxões, para pelo menos soltar a amostra, sente-se de novo o peixe a puxar fio; “Ainda lá estava” disse o Fernando, voltar a recolher o fio, e voltar de novo a deixar de sentir o peixe, e outra vez prisão da amostra, “desta escapou”, pensámos. Nada a fazer, era tentar de novo recolher a amostra, tivemos que utilizar o “cão” extensível e aumentar mesmo com o cabo do “camaroeiro”, pois a amostra encontrava-se fundo. Nesta operação lá se foi o cesto do camaroeiro, mais um contra-tempo, mas lá conseguimos soltar a amostra que vinha pesada com algas á mistura e não só. Não é que no meio desta embrulhada vinha também o peixe bem ferrado na amostra, sorte nossa! O peixe estava exausto e sem camaroeiro foi fácil a sua recolha, contentamento nosso, como não podia deixar de ser, grande motivação para poder continuar a jornada, não esquecendo que nesta operação deve ter sido empregue 15 a 20 minutos. Bom, lá continuamos passado pouco tempo, outro dos bons! Mais um salto espetacular, mas lá se foi, só ficamos com metade da amostra, o resto tinha ficado na boca do peixe, que este se tentava libertar com alguns saltos ao pé de nós, para nossa desilusão. Mas não há que desanimar, é necessário mudar de sitio e fazer tudo de novo com calma. E passado pouco tempo mais dois peixes, um de bom porte, seguidos. Já tínhamos 3 peixes, nada mau! Voltamos a mudar de local, mas desta vez só a uma hora e trinta minutos de terminar a prova voltamos a ver outro peixe, também de bom porte, desta vez o camaroeiro tinha feito falta, apesar de com bastante calma termos tentado a recolha do peixe, um salto traiçoeiro quando o peixe , já parecia cansado, deitou tudo a perder, muito desanimados, lá continuamos, não imaginávamos que o peixe não seria necessário para vencer a manga.
E assim termino este relato , com bastantes recordaçãoes, principalmente, boas e esperando pela próxima Prova , que eventualmente se poderá voltar a realizar no Campinho, o que não deixará de ser eventualmente um bom presságio, aproveito para felicitar a organização do Cepa , que mais uma vez está de parabéns.
Técnicas usadas: Desta vez as Spinerbaits foram rainhasfotos retiradas do cacipesca